terça-feira, 1 de junho de 2010

Pão de glúten


Difícil de fazer e com sabor bem acentuado

Queria porque queria um pão para tomar café daqui por diante, já que estou em outra etapa da dieta. Mas tinha que ser low carb, pois os alimentos de baixo carboidrato fazem parte da minha vida agora. Misturando algumas receitas, cheguei nessa. Ainda bem que já tinham avisado em algumas receitas, que sovar massa de glúten é algo bem complicado, pois fica parecendo uma borracha, é bem difícil de trabalhá-la.

Pois bem. Encarei o desafio e o resultado foi esse aí que vocês estão vendo na foto. Para quem gosta de pães bem consistentes, é uma ótima pedida. Para quem curte sabores acres e acentuados, melhor ainda. De minha parte, prefiro um pão mais molinho, como o pãozinho de leite, hehehe. De toda forma, a receita é relativamente simples (o trabalhoso mesmo é sovar!), leva pouca coisa e rende absurdamente muito. Vamos lá:

Ingredientes:

1 xícara de água morna
1 xícara de farinha de glúten
1 xícara de glúten puro
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de azeite

Modo de fazer:

Numa vasilha funda, misture o fermento biológico seco com o açúcar (não se preocupe, o fermento "come" o açúcar quando estiver crescendo). Acrescente meia xícara de água morna (numa temperatura que você consiga por a mão sem se queimar. se a água estiver muito quente, "mata" o fermento), misture bem, cubra a vasilha com um pano e deixe descansar por 15 minutos dentro do forno desligado.

Depois dos 15 minutos, dissolva a manteiga no restante da água morna, junte ao fermento preparado. Adicione o ovo, o azeite e o sal e misture. Em seguida, adicione a farinha de glúten e o glúten peneirados. Agora é hora de mãos à obra! Sove a massa até ficar bem misturada. Quando você sentir que não tem mais como trabalhá-la, cubra a vasilha com um pano, coloque dentro do forno desligado para descansar por 1 hora.

Passado esse tempo, você escolhe como irá assar o pão. Pode colocar numa forma de pão, numa assadeira ou fazer pequenos pãezinhos para assar porções menores. Minha sugestão é que asse numa forma de pão ou assadeira, modelar pães pequenos é quase impossível, a massa volta a ficar dura e difícil de manejar quando manipulamos demais. Eu fiz dos dois jeitos e uma porção maior de massa para fazer um pão grande deu um resultado melhor.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos. Não ponha a temperatura do forno muito alta, pois o pão poderá queimar. Fique de olho a cada cinco minutos, o tempo pode variar bastante de forno pra forno. Quando o pão estiver dourado, pode apagar o forno e tirá-lo de lá. Espere esfriar completamente para cortá-lo. Essa receita rendeu muito pra mim. Foram dois pães grandes e mais cinco pequenos. (fiz torradinhas com dois deles, mas não ficaram muito saborosas, fica a dica)


3 palpites:

Unknown disse...

gostaria de saber se o pao de glutem tem mesmo pouco carbo ...iniciando agora a vida sem o tal carbo , e to meia tonta......lucinhajam@otmail.com

Marcia G disse...

Eu só tenho o gluten puro, posso fazer a medida com 2 xícarás de glutem puro?

Marcia G disse...

Olá,

Posso fazer a receita com 2 xícarás de gluten puro? pois só tenho esse aqui, farinha de gluten não tenho!

Obrigada

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails